Just another Brazilian Student in Ireland

Oslo – Noruega – Part II

Buenos dias pessoal! Como vocês estão? Espero que bem, pois aqui está tudo tranquilo nessa manha nublada(novidade!?) e fria de Dublin. Os dias estão mais curtos e a vontade de ficar na cama até mais tarde também. Mas estou aqui para continuar contando sobre a nossa aventura pelas gélidas terras norueguesas.

Em nosso segundo dia de Noruega após um bom descanso, acordamos cedo e fomos tomar o café para iniciar a nossa andança, a boa surpresa ficou pela variedade no desjejum, digno de novelas das 8 no Brasil , ha ha ! Mas então saindo do hotel com o mapa na mão nossa primeira visita foi ao Museu de Edvard Munch.Para quem não é muito ligado à arte, assim como eu, ele foi um pintor noruguês um dos precursores do expressionismo alemão, Munch retratava as mulheres ora como sofredoras frágeis e inocentes (ver Puberdade e Amor e Dor), ora como causa de grande anseio, ciúme e desespero (ver Separação, Ciúmes e Cinzas). As últimas obras pretendem ser um resumo das preocupações da sua existência: Entre o Relógio e a Cama, Auto-Retrato de 1940. Toda a obra está impregnada pelas suas obsessões: a morte, a solidão, a melancolia, o terror das forças da natureza.

Edvard Munch exhibition

Sua obra mais famosa é o grito, O Grito (no original Skrik) é uma pintura do norueguês Edvard Munch, datada de 1893. A obra representa uma figura andrógena num momento de profunda angústia e desespero existencial. O pano de fundo é a doca de Oslofjord (em Oslo) ao pôr-do-Sol. O Grito é considerado como uma das obras mais importantes do movimento expressionista e adquiriu um estatuto de ícone cultural, a par da Mona Lisa de Leonardo da Vinci.

Fizemos alguma fotos por lá, mas a obra ‘O grito’ é exibido no Museu Nacional, o qual não tivemos a oportunidade de visitar, assistimos um vídeo sobre sua vida no museu que leva o seu nome e o melhor de tudo é que foi de graça, pois não há cobrança de entrada no inverno, não sei se todos os dias, mas pelo menos no domingo não! Háaaa.

Deixando o museu e caminhando em direção ao centro, passamos pelos arredores da estação central de trem, metro, bonde e ônibus, onde a Ivana quase foi abocanhada por esse tigre( suponho eu!).

Chegando ao Oslo Opera House, vivenciamos algo que eu podia esperar que acontecesse em qualquer outro lugar do mundo menos ali, um rapaz correndo e outro gritando “Catch him”, “Catch him”, ele acabara de perder sua carteira, então em qualquer lugar do mundo sempre é bom tomar cuidado ! Mas vamos ao que interessa, o local é muito bonito e subindo no seu topo é possível ter uma bela vista da cidade e do mar que a rodeia. São 1100 salas em um total de 38.500 m2 de área construída.Dá a impressão de que é um iceberg !!! Vejam as fotos..

Oslo Opera House

Minha modelo posando para foto no Oslo Opera House

Caminhando mais um pouco pela ‘orla’ de Oslo logo chegamos Akershus Castle, ou Akershus Fortress, fortaleza ou castelo de Akershus, que foi construída em 1290 para proteger Oslo, mas também já foi usada como uma prisão.Hoje em dia ainda é usada pelo exército mas também é aberta a visitação. Para quem é de Santa Cruz do Sul, tirei uma foto que lembra muito um barracão da Oktoberfest, deêm uma olhada…

Em tratando se de castelo quem já esteve em Edimburgo ou mesmo aqui na Irlanda, vai ficar decepcionado, então só caminhamos ao redor do castelo, até um guarda real que mais parecia uma estátua estava por lá, interessante! Foi aqui também que fiz uma excelente foto com minha modelo Ivana Martini, vejam..

Ivana Martini em Akershus Fortress - Oslo

O legal é que saindo do castelo a praça conhecida como Nobel Peace Center fica logo ali do lado…

A nossa próxima visita foi ao parque Vigenland, mas isso fica para um próximo post, nele também vou contar como foi nosso último dia em Oslo e o restante das fotos, só para dar um toque de elegância, o nosso meio de transporte usado foi um bonde até lá e o mais legal é que foi um bem antigão… olhem só !

Fiquem com mais umas fotos e até o próximo post!!! Abraços a todos e ótimo resto de semana!

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s