Just another Brazilian Student in Ireland

A escola que eu estudei

CAROS LEITORES, TIVE DE RETIRAR O NOME DA ESCOLA NA QUAL ESTUDEI APÓS UM PEDIDO DE UM DOS FUNCIONÁRIOS QUE GENTILMENTE ME ENVIOU UM E-MAIL E ME INFORMOU QUE EU NÃO PODERIA UTILIZAR O NOME DA MESMA SEM AUTORIZAÇÃO.

O MEU RELATO CONTINUA AQUI E SE ALGUÉM QUISER SABER ONDE ESTUDEI E QUALQUER OUTRA COISA BASTA ENTRAR EM CONTATO POR E-MAIL. 

Olá pessoal, tudo bem com vocês? Cá estou eu novamente para compartilhar as minhas experiências e dessa vez vou abordar um tópico que interessa aos estudantes que pretendem vir à Irlanda em um futuro próximo. Sem mais delongas vamos lá.

Quando eu estava ainda no Brasil e contratei meu curso com a Estudar na Exterior, agência de intercâmbio com sedes em Lajeado, Porto Alegre, São Paulo e outros lugares, o curso de inglês de 6 meses de aula + 6 meses de férias oferecido foi com a escola que eu estudei.  Após quase 3 meses aqui em Dublin e 2 meses e meio estudando acho que já posso expor a minha opinião e de modo algum quero puxar sardinha para um lado ou para o outro, também não quero influenciar ou induzir a escolha de ninguém.

A Escola na qual estudei, fica  no centro de Dublin, em um prédio com 3 andares e próxima aos lugares mais movimentados de Dublin, como a O’Connell Street, Rio Liffey, Parnell St, entre outros. Para facilitar vou separar em pontos negativos e positivos(ressaltando mais uma vez, NA MINHA OPINIÃO), assim cada um tira a sua conclusão.

Pontos Positivos

Localização: a escola fica no centro da cidade, centro MESMO, tem o FAS por perto, CineWorld( com 20 euros você assiste quantos filmes quiser no mês), resumindo, morando em dublin 1, 2, 7 vc não vai gastar mais do que 30 minutos andando até a escola e mesmo que more mais longe como eu, Dart, Luas e Dublin bus servem o local.

Preço: acho que o preço é algo que por muitas vezes nos faz optar entre uma e outra escola, mas nem sempre isso significa qualidade, acredito que por volta de 1100 euros ( se não me engano foi o valor que paguei) vc adquire o curso.

Internet: levando seu laptop pra escola vc consegue acessar a internet em qualquer ponto do prédio, as vezes com velocidade razoavel, outras não.

Funcionários: até agora posso dizer que não tive nenhum problema com os funcionários e que todos são gentis e procuram fazer o possível para o bem-estar dos alunos, sempre que precisei imprimir cópias do meu currículo, nunca me foi negado. Meu ex-professor sempre prestativo ajuda com dicas p/ o currículo, até emprestar roupa pra entrevista já me ofereceu!!

Pontos Negativos:

Laboratório de Informática:  a escola possui um laboratório de informática com diversos computadores, não sei dizer ao certo, mas acredito que entre 12-15. O fato ruim é que a maioria deles estão cheio de vírus ou nem sempre estão funcionando, por parte culpa dos alunos, por parte culpa da escola que não dá a manutenção devida.Não sei se todas as salas de aula contam com computadores, mas na minha há porém ele fica mais tempo inoperante do que funcionando.

Nivelamento de turmas: quando cheguei na escola fiz um teste de proficiência para descobrir em qual nível eu estaria. Dentre os níveis Elementary(básico), Pre Intermmediate ( pré-intermediário), Intermmediate( intermediário ) e Upper-Intermmediate ( pós-intermediário) eu fiquei no último nível em questão. O detalhe é que a prova é feita apenas de questões de múltiplas escolhas, ou seja, caso vc seja bom de chute pode pular um nível ou outro. Não querendo faltar com humildade mas falta um nível avançado e uma melhor distribuição dos alunos, pois temos colegas que desenvolvem melhor e outros que ainda se confundem na hora de usar passado, presente e futuro,1ª e 3ª pessoas,  algo que deveria ser levado em conta na hora de definir em que nível um estudante está.

Pontualidade: as aulas começam sempre as 9h30 da manha até as 11:15 então fazemos uma parada para o intervalo,  15-20 minutos e depois segue até as 13h30 até aí tudo bem, o problema é que podemos entrar a qualquer momento. Aí vocês vão me dizer, mas eu estou pagando então posso entrar quando bem entender. Eu acho que isto atrapalha, pois assim que a aula começa a professora passa as atividades e tem que ficar repetindo a cada 10 ou 15 minutos a mesma coisa. O cumprimento de horário só traria benefícios. Eu que não sou hipócrita já entrei e sai quando bem quis e bem entendi, mas gostaria que houvesse uma maior organização quanto a isto.

Professores: bom até onde sei a escola não conta somente com professores irlandeses, pois minha professora é polonesa e por final muito boa professora. Nada contra a professores de quaisquer nacionalidades, mas acredito que ninguém melhor que um nativo para lhe falar sobre as curiosidades, leis, regras, gírias, etc .

Alunos: bom essa tecla já está batida, mas vale a pena citar, na escola que eu estudei só há alunos brasileiros ou venezuelanos, pelo menos não conheço nenhum de outra nacionalidade, então se quer fugir dos falantes de português e(ou) espanhol…já sabe.

Material Didático: não sei se é bem um ponto negativo afinal recebemos xerox de livros, jornais e sei lá mais o que, o que no começo não é ruim, mas após 1 mes de aula, fica difícil se encontrar no meio de tantas folhas, até aí não é problema, mas após 2 meses de aula alguns materiais usados no começo já estão se repetindo, então reflete o problema do nivelamento visto que se houvesse um nível acima haveria perspectiva de melhora.

Outros: bom acho que esse é o menos relevante mas que merece ser citado, não tenho parâmetro de comparação mas a Ivana estuda em Bray e na escola dela sempre tem bolachas, café, chá servido durante os intervalos, o que já nos faz economizar alguns euros, na escola não tem, bebedouro parece brincadeira, mas um dia falta copo plástico, no outro a bombona está vazia e quanto tem os dois não sai água, hahaha acho que é marcação com a minha pessoa.

Bom enfim, estes são os principais aspectos que posso citar, nenhuma escola é perfeita e todas pelo menos tem algo em q vc irá se queixar!  A escola me desapontou no aspecto do aprendizado, o que poderia ser melhor.Afinal antes de mais nada estou aqui para melhorar o inglês, mas é bola pra frente e aproveitar o máximo daquilo que me é fornecido.

Pessoal em Dublin nenhuma escola está autorizada a ter aulas no período noturno, acho que não é mais novidade, mas quando eu vim para cá não sabia desse “detalhe” ainda.

Este post trata-se da minha opinião e que talvez com o passar do tempo mude. Qualquer dúvida ou pergunta deixem seu comentário.Acho que é isso, abraços e até a próxima.

Anúncios

23 Respostas

  1. luana

    oiii
    que saudades o blog esta muito legal estamos morrendo de saudades aqui esta fazendo muito frio…. beijus…

    29 de junho de 2011 às 17:51

  2. teresinha

    OI VINI É MUITO LEGAL A COPANHAR O SEU BLOG ASSIM AJENTE FICA SABENDO Q NEM TUDO É TÃO ORGANIZADO MAS O APRENDER FAZ PARTE ESTAMOS COM MUITA SAUDADE BJUS

    30 de junho de 2011 às 15:38

  3. Ola! Como esta a escola hoje em dia? Acho que você ainda esta ai, correto? Pois estou em duvida entre a escola que você estudou / ECM e SEDA e gostaria de saber como esta ai agora.. continua com muitos Brasileiros? Melhoraram as aulas? Abraco!

    14 de março de 2012 às 13:22

  4. Ola David, tudo bom com vc? Espero que sim! Terminei meus estudos na escola que eu estudei em setembro de 2011, tenho amigos que ainda estudam la e o que dizem eh que a escola esta superlotada, por vezes sem espaco para acomodar todos, pelo menos foi o que me disseram, quanto a SEDA nao sei e a ECM meu flatmate estuda la e posso perguntar como as coisas funcionam por la, para evitar brasileiros so indo para outras cidade como Cork ou Galway talvez, mas isto nao infleuncia tanto, o que influencia eh o teu dia a dia, trabalho, estudo, filmes, e nao o que vc aprende na escola. Acho que eh isso, abracos!

    15 de março de 2012 às 08:22

  5. Se você pudesse perguntar para seu amigo sobre a ECM eu ficaria muito grato hehe 🙂 É então, também cheguei nessa conclusão de que depende muito mais de mim, independente de quem esteja junto, brasileiro ou não 🙂
    É que recebi um e-mail de uma agencia informando que a escola que vc estudou está com uma promoção e tals, ai começei a procurar sobre ela pois não a conhecia.

    Valeu pela resposta 🙂

    15 de março de 2012 às 09:51

    • Então Deivid, sobre o que eu sei da ECM é uma escola muito bem conceituada com a imigração, então quanto a isso não tera problemas, agora pra não ficar com tantos brasileiros em sala, faça a opção por um curso de business talvez, o que é um investimento maior, na casa dos 1000 euros se vc está fazendo renovação, caso contrário não sei. Eu estarei renovando com uma outra escola chamada Academic Bridge, se quiser um orçamento posso conseguir e vc pode comparar os preços, abraços e no que precisar é só mandar seu comentário

      17 de março de 2012 às 18:11

      • Malu

        Olá, obrigada por seus comentários… Estou lendo bastante e pesquisando sobre Dublin… E estou com dificuldade de encontrar comentários sobre a Academic Bridge, recebi vários orçamentos de escolas, mas ainda não tenho muitasi referencias… Gostaria de sua opinião sobre a escola… Agradeço antecipadamente.

        17 de outubro de 2012 às 13:52

      • Ola Malu, tudo bom?
        Entao a escola Academic Bridge antes se chamava Eddie Collins, eles atuavam proximo ao shopping Stephen Green e agora estao na Capel St.
        Eu renovei com eles em abril desse ano por recomendacao de um amigo. A escola foi vendida e esta sendo administrada pelos mesmos donos da Leinster.
        Eu estou tendo aulas de Business com uma professora grega, diria que eh work in progress, mas dificil dar alguma opiniao soh frequentei 3 aulas.
        Acho que eh isso. Abracos e no que precisar estou as ordens.

        19 de outubro de 2012 às 05:06

  6. cibele de camargo

    Olá, gostaria de saber se vc sabia falar bem inglês antes de estudar na escola que vc estudou, e se o ensino la vale a pena.
    To pra ir estudar lá, mais gostaria de saber opinião de pessoas que ja passarão por lá.
    e se emprego e fácil de conseguir, mesmo sabendo pouco o Inglês!
    Obrigada

    14 de junho de 2012 às 12:52

    • Olá Cibele, tudo bom?
      Eu estudei inglês no Brasil por 3 anos então não cheguei aqui sem saber nada, pra mim foi mais uma maneira de soltar meu inglês e aperfeiçoa-lo. Eu estudei lá o ano passado até outubro e no que diz respeito ao ensino acredito que entre 0-10 fique com 6-7, alguns professores são bons outros nem tanto, o preço é razoavel e pelo que vi melhoraram um pouco as instalações, reformaram a sala de jogos, a secretária polonesa é muito solicita e te ajudara em várias coisas, o dono da escola quase não se vê e como em qualquer outra escola 90% são brasileiros.
      Quanto a emprego depende única e exclusivamente de você, do seu empenho e dedicação, há empregos sim! Acredito que saber pouco ou muito inglês vai implicar só na diferença que pode conseguir melhores colocações, mas tudo é relativo. 3 meses é a média do pessoal para encontrar um emprego, mas vc pode conseguir na primeira semana ou só após 6 meses, depende de voce mesmo!
      Boa sorte e qualquer coisa é só perguntar!

      18 de junho de 2012 às 08:51

  7. Antonio Jr.

    Oi! Muito bom seu post!
    Estou fechando com a Estudar no Exterior para intercâmbio em 03/2013.
    A escola que eles indicam , a DCAS, é essa em pauta ?
    O fato de ter só pessoas com idioma espanhol e português prejudicou seu aprendizado?

    Desde já, grato

    29 de junho de 2012 às 20:19

    • Ola Antonio, tudo bom contigo?
      Sim se trata dessa escola.
      O fato de brasileiros ou nao na mesma sala de aula q vc nao influencia no seu aprendizado afinal quem tem que se interessar em aprender eh vc. Basta ter forca de vontade e se esforcar.

      Abracos e boa sorte na sua jornada.

      30 de junho de 2012 às 11:13

  8. Mário Sergio

    Olá,
    o que vc está achando dessa nova escola a Academic Bridge?
    A infra estrutura é melhor? tem mais variação de nacionalidade? Eles seguem algum livro ou tb distribuem xerox?
    Obrigado

    Mário

    11 de setembro de 2012 às 11:58

    • Ola meu caro Mario Sergio.
      Para lhe ser sincero ainda nao frequentei as aulas na Academic Bridge.
      Optei pelo curso de Business, mas ainda estou no periodo de ferias.
      Precisei de uma carta deles e descobri que a escola foi vendida nesse meio tempo e agora tem um funcionario de Bangladesh la, eh soh o que eu posso dizer.
      Abracos!

      11 de setembro de 2012 às 19:36

  9. Andressa

    Olá! Estou verificando a possibilidade de ir em março/2013 e estou em dúvida de algumas escolas. Você conhece alguém da English in Dublin? o que está achando da Academic Bridge? Recebi um orçamento bem legal da Kavanagh College voce conhece alguem de la? Muito complicado receber informações aqui do Brasil, afinal são centenas de escolas, cada lugar que vc pede orçamento te passam escolas diferentes, como saber se sao boas? O foco é o inglês, aprendizado bom, professores bons, independente de quem estiver na sala. Tomara que consiga me ajudar um pouquinho! Obrigada!

    7 de novembro de 2012 às 13:16

  10. Carol

    Olá!
    Gostaria de saber sua opinião sobre a Academic Bridget, se você já tem alguma experiência para contar.
    Fechei pacote direto com eles, para iniciar em março/13, mas gostaria de uma opinião de como está a escola atualmente.
    Obrigada!

    Carol

    12 de dezembro de 2012 às 19:30

  11. Ana Carolina

    Olá! Gostaria se possível. que você me informasse os dados da escola em que você estudou, pois pretendo ir para Irlanda .. você acha que sai bem mais barato fechar direto com a escola? sem agência.. e quanto à acomodação?

    Desde já agradeço,

    Ana

    9 de abril de 2013 às 11:14

  12. Aline

    Olá, estou indo para Dublin enm junho, para a escola Delfin, vc saberia me dizer se é uma boa escola? E sobre a Academic Bridge vc sabe alguma coisa? O preço dela tá melhor e fiquei em dúvida agora. Qual escola vc recomendaria? E vc conhece alguma agência?? Se puder me responder ficarei muito grata.

    24 de abril de 2013 às 20:15

    • Vinicius

      Oi, tudo bom Aline?
      Conheço agências de intercâmbio sim e pessoas também que poderiam averiguar essa questão de preços pra vc tbm.

      Quanto à recomendar escolas eu não recomendo nenhuma. Acho que o ideal seria cada um tivesse a chance de ir à Dublin e decidir por si só, acredito que quanto mais dinheiro vc tiver menor será a chance de se decepcionar, na maioria das escolas vc estara estudando em uma escola de inglês igual a do Brasil, com brasileiros, porém em uma cidade européia. O que não tira o mérito seu ou da escola, apenas é a realidade e é vc e o seu esforço o qual determina sua curva de aprendizado.

      No que precisar pode escrever! Boa sorte!

      25 de abril de 2013 às 11:22

  13. denise

    Oi Vinicius.. tudo bem? Como esta a escola hoje na sua opinião?
    Eu realmente queria uma escola com um ensino muito bom, mas estas em contrapartida são mais inflexíveis com os alunos. Então vou ter que me esforçar mais.

    23 de maio de 2013 às 15:04

    • Vinicius

      Olá Denise, tudo ótimo e contigo?
      Da época em que estudei lá acho que melhoraram em alguns aspectos, vi que havia uma espaço para os alunos assistirem filme, jogar sinuca e tomar café no porão o que não havia antes. Quanto ao ensino não sei. Não entendi a sua colocação quanto à inflexibilidade com alunos, em que aspecto? Não importa onde estudes, o esforço é que vai definir sua curva de aprendizado a meu ver. Não adianta tem q estudar e estudar =)
      Boa sorte e qqer coisa escreve

      24 de maio de 2013 às 07:42

  14. Thaís

    Qual é a escola relatada?

    7 de janeiro de 2018 às 18:09

  15. Thais.. foi a escola Dublin College of Advanced Studies.. isto foi em 2011 =))
    Nem sei mais se a escola existe ainda

    7 de janeiro de 2018 às 18:23

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s