Just another Brazilian Student in Ireland

Regularizando minha situação na Irlanda…

Olá pessoal! Tudo bem com vocês ? Espero que sim. Hoje vou abordar um assunto de muito interesse para aqueles que estão pensando em vir pra Irlanda e assim como eu tinham ou tem dúvidas de como fazer a documentação para ficar “legal” na Irlanda. Desde a nova mudança nas leis para intercambistas sempre surge uma dúvida ou uma pulga atrás da orelha e comigo não foi diferente, mesmo lendo, pesquisando, buscando informações nos mais diversos blogs, sabendo todos os passos que devia percorrer, sempre temos aquela dúvida! Será que vai dar certo? Será que vão me deportar? Será que vão me dar visto pra 1 ano? Será que se eu for na imigração depois do prazo eles vão me prender ali na hora e me mandar de volta pro Brasil? rsrsrs ! Pois é durante o tempo que estive correndo atrás de toda essa papelada, essa burocracia digamos assim, acho que vou compartilhar os passos que EU tive de seguir para. Não se vai aplicar-se a estudantes que se matriculem em uma escola diferente da escola que eu estudei ou que façam sua conta bancária em um banco diferente do Bank of Ireland, como foi o meu caso. Ou seja todas essas váriaveis podem-se aplicar a vocês ou não, mas de qualquer modo espero que isto possa ajudar.

Na imigração:  quando desembarquei em terras irlandesas no dia 5 de abril de 2011 após descer pelo avião, passei pela imigração e a mulher pergunta o motivo de eu estar na Irlanda, pediu a carta da escola e meu passaporte e foi só. Ela coletou meus dados e preencheu algo no computador e carimbou meu passaporte para um mês. Esse então era o meu prazo para conseguir o visto.

Bom chega de blá blá blá e vamos lá. Eu recomendo a todos que cheguem em Dublin ou em qualquer outro lugar na Irlanda a encontrar um local para ficar, EM PRIMEIRO LUGAR, Por quê Vinicius? Porque tendo um endereço fixo você ficara mais tranquilo e terá certeza que está recebendo suas correspondências, tais como, PPS, Carta do Banco (Statement) , Cartão do banco e outros afins. No meu caso eu consegui um lugar pra ficar uma semana depois que estava na Irlanda, então gentilmente minha housemate fez uma carta declarando que eu morava com ela naquele endereço e me emprestou uma conta de celular para que levasse ao escritório do Social Welfare.

PPSN  – Public Personal Service Number – sem este número não é possível trabalhar na Irlanda. É como se fosse um CPF. Para conseguir este documento eu tive de ir na Kings Inn Street Local Office, Kings Inn Street Dublin 2. Primeiro passei na recepção e ele me deu uma senha depois esperei por volta de 1h30, fui no período da tarde. Após ser chamado preenchi um formulário e uma das perguntas é o motivo pelo qual vc precisa o PPSN, coloque “for work”. Ela tirou um xerox do meu endereço, pegou o formulário e disse que meu ppsn viria pelo correio em 5 dias úteis, no meu caso chegou em 4 dias, isto depende muito.

Bom tendo o PPSN em mãos,  o próximo passo foi abrir a conta bancária, que fiz no Bank of Ireland, Talbot Street. Segundo a secretária da minha escola eu só poderia abrir a minha conta bancária após ter o meu PPS. Levei a carta da escola, meu pps e passaporte e então o atendente do banco me disse que eles me ligariam em 5 dias úteis pra me informar “bank account”. Como eu estava com pressa, após 4 dias como eu não havia recebido nenhuma ligação decidi ir até a agência e checar se eles já haviam meu número, dito e feito ! Sendo assim, era hora de depositar o dinheiro, mas para isso eu tinha que sacar todo o dinheiro que estava no meu VTM( visa travel money)  para depois fazer o depósito. O statement ( que nada mais é do que um extrato bancário, uma confirmação de que vc possui 3000 euros na sua conta bancária) só pude pedir 24 horas após ter feito o depósito, então tive de voltar na agência no dia seguinte e depois esperar mais 5 dias até que o statement chegasse em casa.

Medical Insurance – depois de muito custo e insistindo com a secretária da escola que não iria dar tempo, o que de fato não deu, para fazer toda a documentação antes do dia 5 de maio, paguei os 150 euros e ela ainda demorou uma semana para 3 dias para deixar isso em ordem.

GNIB – Em suma eu só consegui ir no escritório da Imigração no dia 10 de maio, mas como todos na escola me tranquilizaram que eu teria até 3 meses para deixar tudo em ordem sosseguei um pouco. Fui lá após a aula, no período da tarde por volta das 14hrs, não sabia o que fazer, então decidi perguntar para uma pessoa que me mostrou onde ir. Normalmente tem uma fila e o “cara” atrás do balcão recolhe teu passaporte, cartão que você recebeu quando chegou no país, statement do banco, medical insurance , verifica tudo, te devolve e te dá uma senha, acho que tive sorte pois só haviam 3 pessoas na minha frente. Em 10 minutos fui chamado, paguei mais 150 euros que é pelo visto e entreguei meu passaporte, tirei uma foto e entreguei o formulário que eu havia preenchido. Ele me deu um recibo ficou com meu passaporte e pediu que eu aguardasse que meu nome seria chamado em breve. Após uns 15 minutos fui chamado no alto falante brazilian Vidal Izidorio Luiz e me dirigi ao guiche numero 1 e tcharam! Meu GNIB estava pronto, este documento não substitui o passaporte mas prova que você está legal na Irlanda.

Essa foi minha experiência e os passos que tive realizar para conseguir o visto e ficar 1 ano na Irlanda. O que acharam? Muito complicado? Ficou muito confuso? Mandem sugestões e perguntas que terei um prazer enorme em ajudar. Provavelmente esqueci algo e portanto os que também já fizeram podem deixar o seu relato. Abraços e até a próxima.

6 Respostas

  1. Kátia

    Eu preciso do PPS para abrir a conta, li em outras reportangens que é so passaporte e formulario da escola?
    Grata

    22 de maio de 2012 às 13:52

    • Ola Katia, tudo bom?
      Entao, no meu caso eu precisei fazer o PPS e soh depois eu consegui abrir a conta no banco pois o pps number eh requisitado pelo banco, dai depois q vc tem a conta no banco e coloca a grana vc recebe um extrato pelo correio que pode levar entre 5-10 dias, ou vc pode requisitar um na hora e pedir pra eles carimbarem, acho que ha outras opcoes, mas em todo caso mesmo que passe os 30 dias do seu visto fique tranquila que nao tem problema, eu consegui meu visto dia 11 de maio de 2010, e cheguei na Irlanda dia 5 de abril, entao de boa, no que precisar soh perguntar…

      22 de maio de 2012 às 20:09

  2. Beatriz Fernandes

    Olá Vinicius..vc sabe me dizer se consigo tirar visto para meu filho que tem 11 anos? Estou querendo ir p Irlanda p estudar mais não gostaria de deixa-lo..Obrigada

    24 de julho de 2012 às 01:04

    • Ola Beatriz, tudo bom? Entao pra lhe ser sincero nao sei te dizer !
      Sei de casos de pessoas que trouxeram o filho mas depois o mesmo ficou irregular, agora visto para menores de 18 anos nao sei como funciona.

      27 de julho de 2012 às 08:31

  3. Gabriel

    Eai cara beleza ?! Minha dúvida eh a seguinte….fiz um pacote em
    Uma agência aqui em
    São paulo e estou indo pra Irlanda passar 6meses, mas eu gostaria de ficar mais tempo, só que a mulher da agência falou Q se eu não fizer um “seguro saúde ” de 1 ano, não posso ficar lá um ano e não teria tambem a oportunidade de fazer lá na Irlanda a renovação do “seguro saúde” isso eh verdade ?! Obrigado abraçao

    7 de janeiro de 2015 às 22:36

  4. Camila

    olá pessoal e no caso de uma pessoa que teve o visto cancelado?

    19 de março de 2015 às 15:34

Deixe um comentário

